Comunicação de leituras

 

O seu consumo de água é calculado com base na leitura do seu contador. Esta leitura é indispensável para uma correta faturação, pelo que é útil comunicar-nos regularmente a mesma, de forma a evitar a faturação por estimativa.

Para ser considerada na fatura relativa a cada mês, a leitura do contador deverá ser-nos fornecida no período ideal, isto é, dentro do intervalo de datas indicado na sua fatura mais recente (exemplo abaixo).

Atenção que sempre que fizermos nós a leitura, esta prevalece relativamente à comunicada pelo cliente.

Como ler o contador

Para comunicar-nos a leitura do seu contador, terá que verificar os algarismos que aparecem no contador.

Na maior parte dos modelos de contador, há um rolo (preto com algarismos brancos ou branco com algarismos pretos), por vezes seguido no final de algarismos numa cor diferenciada (normalmente a vermelho). Noutros modelos de contador, há também um ou mais mostradores circulares (tipo relógio).

Para efeitos de faturação, só devem ser lidos os algarismos a preto ou branco que estão num rolo, correspondentes aos metros cúbicos de água consumida.

Os últimos algarismos numa cor diferente (num contador de rolo) e os mostradores circulares contam unidades mais pequenas do que o metro cúbico. Por exemplo, cada 0,1m³ corresponde a 100 litros, cada 0,01m³ a 10 litros, cada 0,001m³ a 1 litro e assim sucessivamente. Estas medições não são necessárias para faturação, mas podem ser úteis para si, por exemplo para controlar o consumo diário de água.

 

Como comunicar uma leitura

Para comunicar uma leitura do seu contador, pode fazê-lo de duas formas:

  • Através do Balcão Digital (se já tiver aderido)

  • Por telefone, pela LINHA CLIENTE, das 9h às 13h e das 14h às 18h